DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
O jogo Boliche Matemático é proposto para turmas do 1º ano do Ensino Fundamental I, com faixa etária entre 6 e 7 anos de idade. A aula terá o seguinte tema “Conceituando os números por meio do jogo de boliche”.
APRESENTAÇÃO
O Ensino da Matemática, quando bem realizado, vem proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, além de estimulá-las com o próprio pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Assim, percebe-se que os jogos, poderão ser utilizados como recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, contribuindo de modo significativo à condição de aprendizado dos alunos.
Logo, o Boliche Matemático proporciona maior aprendizado por meio da brincadeira, desenvolvendo o conhecimento dos algarismos, comparação de conjuntos, envolvendo noções de distância, espaço, força, construção de democracia, através da elaboração do conjunto de regras e a coordenação, quando os alunos tentam acertar as garrafas.
Desta forma, é imprescindível, que os educadores busquem formas que permitam uma melhor aprendizagem e que venha desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.
OBJETIVOS
GERAL:
CONTEÚDOS
Os conteúdos trabalhados no jogo do Boliche Matemático, segundo proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática – 1 a 4ª serie – (1997), envolvem números naturais, noções de operações com números naturais (no caso deste jogo a adição), espaço e forma, bem como grandezas e coordenação motora.
METODOLOGIA DA ATIVIDADE
A atividade se inicia pela construção das peças do jogo (pinos de boliche, bola, e placar em forma de tabela para contagem dos pontos das equipes) as crianças irão se dividir em grupos de 5 alunos e cada grupo irá confeccionar as peças do jogo, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, tinta e pincéis para os pinos; jornal e fita crepe para as bolas; e para a construção do placar, usarão tampas de garrafa, cartolina e canetas de hidrocor.
- Antes de começar o jogo, o professor irá reunir os alunos em roda e perguntar:
- Quem já conhece o jogo de boliche?
- Como a brincadeira é organizada?
- Quantos alunos não conhecem?
- Quantos conhecem?
- Quais são as regras do jogo?[1]
- Quantas regras o jogo possui?
- No que diz respeito à divisão das equipes:
- Como dividir os alunos?
- Equipes de quantas crianças?
- As equipes têm a mesma quantidade de participantes? (fazer uma contagem coletiva com toda a sala).
- Enquanto ocorre o jogo de boliche, as crianças são estimuladas a realizar contagens, marcando os pontos que fizeram durante o jogo no placar;
- Para a realização da marcação dos pontos, será construído um cartaz, em forma de tabela, com os nomes dos grupos, os pontos serão marcados com tampas de garrafas;
- As tampinhas também serão problematizadas e contadas da seguinte maneira:
- Quantas tampas temos?
- Quantas tampas são azuis?
- Quantas tampas são brancas?
- Consequentemente será realizada essa contagem com as cores obtidas.
- Durante a partida, o jogo será problematizado, trazendo algumas reflexões:
- Qual a distância, em passos, entre o ponto de partida da bola e os pinos?
- Qual equipe derrubou mais garrafas?
- Quem derrubou menos garrafas?
- Quantas garrafas verdes foram derrubadas?
- Quantas garrafas de cor branca foram derrubadas?
- A Equipe A derrubou 5 garrafas, quantas ainda faltam derrubar?
- Quantas garrafas foram derrubadas pela Equipe B?
- Quantas garrafas foram derrubadas pela Equipe C?
- Qual Equipe derrubou mais garrafas?
MATERIAL DIDÁTICO
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma diagnóstica e contínua, observando a participação dos alunos, seu interesse, além das dificuldades e avanços de cada um durante a realização das etapas propostas ao longo do jogo, bem como o cumprimento das regras estabelecidas, sempre considerando se a turma conseguiu alcançar os objetivos propostos;
Os alunos também serão convidados a preencherem coletivamente o cartaz intitulado “Mural da Avaliação”, onde poderão discutir os pontos positivos e negativos do jogo realizado. O (a) professor (a) também estará analisando o nível de compreensão e desenvolvimento das crianças, garantindo a aprendizagem destas quanto à aquisição do conceito de número.
PASSO-A-PASSO
O jogo Boliche Matemático é proposto para turmas do 1º ano do Ensino Fundamental I, com faixa etária entre 6 e 7 anos de idade. A aula terá o seguinte tema “Conceituando os números por meio do jogo de boliche”.
APRESENTAÇÃO
O Ensino da Matemática, quando bem realizado, vem proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, além de estimulá-las com o próprio pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Assim, percebe-se que os jogos, poderão ser utilizados como recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, contribuindo de modo significativo à condição de aprendizado dos alunos.
Logo, o Boliche Matemático proporciona maior aprendizado por meio da brincadeira, desenvolvendo o conhecimento dos algarismos, comparação de conjuntos, envolvendo noções de distância, espaço, força, construção de democracia, através da elaboração do conjunto de regras e a coordenação, quando os alunos tentam acertar as garrafas.
Desta forma, é imprescindível, que os educadores busquem formas que permitam uma melhor aprendizagem e que venha desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.
OBJETIVOS
GERAL:
- Compreender o conceito de número por meio do jogo de boliche.
- Instigar a criança a ampliar o pensamento numérico;
- Reconhecer os princípios da contagem, através do jogo;
- Estimular a integração e colaboração dos alunos na construção de materiais para a realização do jogo.
CONTEÚDOS
Os conteúdos trabalhados no jogo do Boliche Matemático, segundo proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática – 1 a 4ª serie – (1997), envolvem números naturais, noções de operações com números naturais (no caso deste jogo a adição), espaço e forma, bem como grandezas e coordenação motora.
METODOLOGIA DA ATIVIDADE
A atividade se inicia pela construção das peças do jogo (pinos de boliche, bola, e placar em forma de tabela para contagem dos pontos das equipes) as crianças irão se dividir em grupos de 5 alunos e cada grupo irá confeccionar as peças do jogo, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, tinta e pincéis para os pinos; jornal e fita crepe para as bolas; e para a construção do placar, usarão tampas de garrafa, cartolina e canetas de hidrocor.
- Antes de começar o jogo, o professor irá reunir os alunos em roda e perguntar:
- Quem já conhece o jogo de boliche?
- Como a brincadeira é organizada?
- Quantos alunos não conhecem?
- Quantos conhecem?
- Quais são as regras do jogo?[1]
- Quantas regras o jogo possui?
- No que diz respeito à divisão das equipes:
- Como dividir os alunos?
- Equipes de quantas crianças?
- As equipes têm a mesma quantidade de participantes? (fazer uma contagem coletiva com toda a sala).
- Enquanto ocorre o jogo de boliche, as crianças são estimuladas a realizar contagens, marcando os pontos que fizeram durante o jogo no placar;
- Para a realização da marcação dos pontos, será construído um cartaz, em forma de tabela, com os nomes dos grupos, os pontos serão marcados com tampas de garrafas;
- As tampinhas também serão problematizadas e contadas da seguinte maneira:
- Quantas tampas temos?
- Quantas tampas são azuis?
- Quantas tampas são brancas?
- Consequentemente será realizada essa contagem com as cores obtidas.
- Durante a partida, o jogo será problematizado, trazendo algumas reflexões:
- Qual a distância, em passos, entre o ponto de partida da bola e os pinos?
- Qual equipe derrubou mais garrafas?
- Quem derrubou menos garrafas?
- Quantas garrafas verdes foram derrubadas?
- Quantas garrafas de cor branca foram derrubadas?
- A Equipe A derrubou 5 garrafas, quantas ainda faltam derrubar?
- Quantas garrafas foram derrubadas pela Equipe B?
- Quantas garrafas foram derrubadas pela Equipe C?
- Qual Equipe derrubou mais garrafas?
MATERIAL DIDÁTICO
- Garrafas pet;
- Areia;
- Tampas de garrafa pet;
- Tinta guache;
- Pincéis;
- Jornal;
- Fita Crepe;
- Cartolina;
- Canetas de hidrocor;
- Quadro branco e pincel.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma diagnóstica e contínua, observando a participação dos alunos, seu interesse, além das dificuldades e avanços de cada um durante a realização das etapas propostas ao longo do jogo, bem como o cumprimento das regras estabelecidas, sempre considerando se a turma conseguiu alcançar os objetivos propostos;
Os alunos também serão convidados a preencherem coletivamente o cartaz intitulado “Mural da Avaliação”, onde poderão discutir os pontos positivos e negativos do jogo realizado. O (a) professor (a) também estará analisando o nível de compreensão e desenvolvimento das crianças, garantindo a aprendizagem destas quanto à aquisição do conceito de número.
PASSO-A-PASSO
Passo 1: Construção dos pinos de boliche com garrafas
pet, cartolina e pincéis.
|
Passo
2: Enumeração dos
pinos de 0 a 10 para trabalhar a aquisição do conceito de número com as
crianças.
|
Passo
3: Confecção da
bola utilizada para derrubar os pinos, feita de jornal, folhas de papel ofício
comum e fita adesiva.
|
Passo
4: Agrupamento das
tampinhas de garrafa pet por cores para marcação do placar.
|
Olá pessoas...
ResponderExcluirPratiquei com meus alunos e deu certinho.
Obrigado...
Gostei, mt bom
ResponderExcluirAdorei a idéia!! Parabéns👏🏻👏🏻
ResponderExcluirParabéns!Um jogo que se pode trabalhar muitos conteúdos com os alunos.
ResponderExcluirLegal demais
ResponderExcluir