BOLICHE MATEMÁTICO



DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
        O jogo Boliche Matemático é proposto para turmas do 1º ano do Ensino Fundamental I, com faixa etária entre 6 e 7 anos de idade. A aula terá o seguinte tema “Conceituando os números por meio do jogo de boliche”.

APRESENTAÇÃO

       O Ensino da Matemática, quando bem realizado, vem proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, além de estimulá-las com o próprio pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Assim, percebe-se que os jogos, poderão ser utilizados como recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, contribuindo de modo significativo à condição de aprendizado dos alunos.
      Logo, o Boliche Matemático proporciona maior aprendizado por meio da brincadeira, desenvolvendo o conhecimento dos algarismos, comparação de conjuntos, envolvendo noções de distância, espaço, força, construção de democracia, através da elaboração do conjunto de regras e a coordenação, quando os alunos tentam acertar as garrafas.
        Desta forma, é imprescindível, que os educadores busquem formas que permitam uma melhor aprendizagem e que venha desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.

OBJETIVOS


GERAL:

  • Compreender o conceito de número por meio do jogo de boliche.
ESPECÍFICOS:
  • Instigar a criança a ampliar o pensamento numérico;
  • Reconhecer os princípios da contagem, através do jogo;
  • Estimular a integração e colaboração dos alunos na construção de materiais para a realização do jogo.

CONTEÚDOS
    Os conteúdos trabalhados no jogo do Boliche Matemático, segundo proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática – 1 a 4ª serie – (1997), envolvem números naturais, noções de operações com números naturais (no caso deste jogo a adição), espaço e forma, bem como grandezas e coordenação motora.

METODOLOGIA DA ATIVIDADE

         A atividade se inicia pela construção das peças do jogo (pinos de boliche, bola, e placar em forma de tabela para contagem dos pontos das equipes) as crianças irão se dividir em grupos de 5 alunos e cada grupo irá confeccionar as peças do jogo, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, tinta e pincéis para os pinos; jornal e fita crepe para as bolas; e para a construção do placar, usarão tampas de garrafa, cartolina e canetas de hidrocor.

- Antes de começar o jogo, o professor irá reunir os alunos em roda e perguntar:

- Quem já conhece o jogo de boliche?
- Como a brincadeira é organizada?
- Quantos alunos não conhecem?                                       
- Quantos conhecem?
- Quais são as regras do jogo?[1]
- Quantas regras o jogo possui?

- No que diz respeito à divisão das equipes:

- Como dividir os alunos?
- Equipes de quantas crianças?
- As equipes têm a mesma quantidade de participantes? (fazer uma contagem coletiva com toda a sala).

- Enquanto ocorre o jogo de boliche, as crianças são estimuladas a realizar contagens, marcando os pontos que fizeram durante o jogo no placar;


- Para a realização da marcação dos pontos, será construído um cartaz, em forma de tabela, com os nomes dos grupos, os pontos serão marcados com tampas de garrafas;


- As tampinhas também serão problematizadas e contadas da seguinte maneira:

- Quantas tampas temos?
- Quantas tampas são azuis?
- Quantas tampas são brancas?

- Consequentemente será realizada essa contagem com as cores obtidas.


- Durante a partida, o jogo será problematizado, trazendo algumas reflexões:


- Qual a distância, em passos, entre o ponto de partida da bola e os pinos?

- Qual equipe derrubou mais garrafas?
- Quem derrubou menos garrafas?
- Quantas garrafas verdes foram derrubadas?
- Quantas garrafas de cor branca foram derrubadas?
- A Equipe A derrubou 5 garrafas, quantas ainda faltam derrubar?
- Quantas garrafas foram derrubadas pela Equipe B?
- Quantas garrafas foram derrubadas pela Equipe C?
- Qual Equipe derrubou mais garrafas?

MATERIAL DIDÁTICO

  •  Garrafas pet;
  •  Areia;
  •  Tampas de garrafa pet;
  •  Tinta guache;
  •  Pincéis;
  •  Jornal;
  •  Fita Crepe;
  •  Cartolina;
  •  Canetas de hidrocor;
  •  Quadro branco e pincel.

AVALIAÇÃO
         A avaliação será realizada de forma diagnóstica e contínua, observando a participação dos alunos, seu interesse, além das dificuldades e avanços de cada um durante a realização das etapas propostas ao longo do jogo, bem como o cumprimento das regras estabelecidas, sempre considerando se a turma conseguiu alcançar os objetivos propostos;
       Os alunos também serão convidados a preencherem coletivamente o cartaz intitulado “Mural da Avaliação”, onde poderão discutir os pontos positivos e negativos do jogo realizado. O (a) professor (a) também estará analisando o nível de compreensão e desenvolvimento das crianças, garantindo a aprendizagem destas quanto à aquisição do conceito de número.


PASSO-A-PASSO

Passo 1: Construção dos pinos de boliche com garrafas pet, cartolina e pincéis.

Passo 2: Enumeração dos pinos de 0 a 10 para trabalhar a aquisição do conceito de número com as crianças.
Passo 3: Confecção da bola utilizada para derrubar os pinos, feita de jornal, folhas de papel ofício comum e fita adesiva.
Passo 4: Agrupamento das tampinhas de garrafa pet por cores para marcação do placar.
Passo 5: Elaboração do placar em forma de tabela para contagem dos pontos das equipes, com cartolina e canetas de hidrocor.

Passo 6: Cartaz final intitulado “Mural da avaliação”, para anotação dos pontos positivos e negativos do jogo realizado.


REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental).  Brasília: MEC/SEF, 1997, 142 p.
DIANA,          Viviane Biason Gomes; CONTI, Keli Cristina. A importância do jogo de boliche no auxílio à aprendizagem de matemática dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica Interdisciplinar/Matinhos/ vol. 5, n.2, p. 1-136, jul.-dez. 2012.
KRANZ, Cláudia Rosana. Educação Matemática e Exclusão. In:______ Os jogos com regras na Educação Matemática Inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação), 2011, p. 29-40.
NUNES, T.; BRYANT, P.. Começando à contagem. In:____ Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 35-53. 

[1] As regras do jogo serão construídas coletivamente, no quadro com mediação do (a) professor (a);


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