O jogo calculando com varetas é indicado para ser utilizado no Ensino Fundamental I, turma de 4° ano. O tema da aula será multiplicação e adição com varetas.
APRESENTAÇÃO
O jogo se mostra como de grande importância para o ensino da matemática em sala de aula, tendo em vista que demonstra a existência de outro método para a resolução de cálculos, envolvendo a adição e a multiplicação.
Torna-se perceptível que através desse jogo, o aluno poderá perceber com o auxílio do professor a relação existente entre as duas operações matemáticas, a soma e a multiplicação. Pois, através dos movimentos com as varetas, na mesma posição de um cálculo, o aluno poderá obter um resultado de soma (as pontas externas) e de multiplicação (o local em que os palitos se cruzam).
Para a construção desse jogo, teve como auxílio o blog ‘‘http://intervencaoespecial.blogspot.com.br/p/jogos.html” que aborda o jogo matemático na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, vê-se a grande importância de ensinar com materiais que possibilitem a criança a ter uma melhor noção do tempo e do espaço. A partir do jogo, viu-se que é possível identificar esses aspectos.
Nos PCNs destaca-se que “A exploração dos conceitos e procedimentos relativos a espaço e forma é que possibilita ao aluno a construção de relações para a compreensão do espaço à sua volta” (1997, P.49). E esse jogo abre espaço para outra forma de compreensão, podendo visualizar o motivo dos resultados de ambos os conteúdos, a adição e a multiplicação.
OBJETIVOS
GERAL:
- Interpretar e compreender a adição e a multiplicação através do jogo, considerando as regras, a fim de aplicar o conhecimento adquirido em outras atividades.
ESPECÍFICOS:
- Conhecer outros métodos de calcular, a fim de identificar outras formas de obter resultados matemáticos;
- Compreender o significado da adição e da multiplicação.
CONTEÚDOS
Durante a realização do jogo, são destacadas propostas de adições e multiplicação. Além de facilitar as soluções matemáticas, também proporciona a interação dos jogadores (alunos).
Os PCNs também destacam que: “Além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um 'fazer sem obrigação externa e imposta', embora demande exigências, normas e controle” (1997, P.35).
Além do significado, o jogo também possibilita a interação entre alunos e também com o professor, onde o aprendizado torna-se mais dinâmico e lúdico.
METODOLOGIA DA ATIVIDADE
No jogo calculando com varetas, apresenta-se ao aluno outra forma de somar e multiplicar. Joga-se da seguinte maneira:
Colocar os palitos nos espaços da caixa (cortes) com a soma dos dois dados.
Exemplo:
Se em um dado o resultado for 3 e no outro 6, coloca-se 3 palitos na parte vertical e 6 na horizontal;
Os pontos pintados externos são iguais ao resultado da adição=9;
Os cruzamentos dos pontos no meio da caixa é o resultado da multiplicação = 18;
Regras do jogo: Pode ser jogado com duas ou mais pessoas. Quem fizer a maior pontuação (resultados da soma e da multiplicação) vence a rodada.
MATERIAL DIDÁTICO:
- Uma caixa (reciclar);
- Papel;
- Tesoura;
- Régua;
- Cola;
- Dois dados (caso não tenha, segue um molde no passo a passo);
- Canetas coloridas;
- 12 palitos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com a observação dos alunos durante a participação nas jogadas, assim como a observação nos erros e acertos para que o educador auxilie no processo de compreensão dos cálculos proporcionados pelos dados.
No final da atividade, os alunos irão escrever em um pedaço de papel o que gostaram no jogo e quais dificuldades sentiram. Desse modo, o professor irá misturar os papéis e ler com todos da turma. Dessa forma, as dúvidas serão esclarecidas para que outras jogadas também possam ser realizadas.
PASSO A PASSO
1° Passo: cobrir a caixa com papel branco.
2° Passo: usar régua, lápis e cola para organizar os cortes da caixa.
3° Passo: cortar a parte de dentro da caixa em “v” medindo com a régua e marcando com o lápis.
4° Passo: pintar a ponta dos palitos.
· 12 palitos é o ideal (soma do maior número dos dados);
· Pinta 6 de uma cor e 6 de outra.
5° Passo: o jogo ficou pronto!
Se preferir, pode também cobrir a caixa externa para guardar o jogo!
· Exemplo de jogada: no jogo vemos= 6+3=9 (pontos externos pintados) e 6x3=18(cruzamentos dos pontos internos)
(Molde para a construção dos dados)
REFERÊNCIAS
Adição e multiplicação no AEE é fácil. Disponível em: <http://intervencaoespecial.blogspot.com.br/p/jogos.html>. Acesso em: 25 mai 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: MEC/SEF, 1997.
Adição e multiplicação no AEE é fácil. Disponível em: <http://intervencaoespecial.blogspot.com.br/p/jogos.html>. Acesso em: 25 mai 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: MEC/SEF, 1997.
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