DOMINÓ MATEMÁTICO





DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
            O dominó matemático foi desenvolvido para ser trabalhado na turma do 3º ano do ensino Fundamental. O jogo será realizado atendendo as especificidades de cada aluno com faixa dos oito aos nove anos. A aula abordará o seguinte tema: aprendendo operações matemáticas por meio da soma e subtração.

APRESENTAÇÃO
          Com o intuito de tornar as aulas mais significativas para os alunos no contexto escolar, dentro e fora da sala de aula, é necessário elaborar atividades significativas nas quais os alunos possam aprender de forma lúdica e prazerosa. As aulas de matemática não devem se restringir apenas a métodos mecanizados sem espaço para a criatividade. Pois sendo trabalhada dessa forma ocasiona antipatia nos alunos e, assim, eles acreditam ser algo muito difícil, sem importância ou utilidade alguma.
       Sendo assim, é preciso, juntamente, com a mediação do professor modificar esse modo de pensar dos alunos em relação a matemática. E nesse sentido, trabalhar o ensino da matemática em uma perspectiva mais dinâmica em que o aluno sinta a necessidade de envolver-se e partilhar com o outro seus limites e capacidades. Pois é no jogo que estes limites e capacidades podem ser testados. 
         Podemos dizer que os jogos podem ser utilizados como recursos pedagógicos eficientes para auxiliar na aprendizagem dos alunos, uma vez que os educandos poderão utilizar de estratégias, criar situações e desenvolver o raciocínio e a atenção. Corroborando com os PCNs (MEC, 1997), destacamos que o jogo é muito prazeroso instigante e genuíno. Nesse sentido, é essencial que os jogos façam parte da educação e do convívio escolar.

OBJETIVOS
GERAL:
  • Desenvolver o prazer pelo estudo da matemática por meio do jogo do dominó.
ESPECÍFICOS:
  • Incentivar a aprendizagem e a interação na construção do jogo;
  • Exercitar o raciocínio;
  • Estimular a aprendizagem de uma forma lúdica;
  • Aprender operações matemáticas por meio da soma.


CONTEÚDOS
        Os conteúdos que serão trabalhados nesse jogo envolvem adição e subtração. Ao selecionar os conteúdos, o professor deve adaptar de acordo com as especificidades da turma. Sendo assim, em conformidade com os PCNs (1997, p. 59), destacamos que é importante desenvolver, “estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da calculadora”. E também decidi sobre “a adequação do uso do cálculo mental — exato ou aproximado — ou da técnica operatória, em função do problema, dos números e das operações envolvidas”.

METODOLOGIA DA ATIVIDADE
        O jogo pode ser em duplas, trios, quartetos ou até oito jogadores divididos em 4 subgrupos de 2 pessoas para cada jogo de dominó. No total, este jogo pode ser jogado por tantas pessoas quantos forem os jogos de dominó.
        Para começar a jogar é necessário:
  • Embaralhar as peças.
  • Sete pedras para cada participante ou conforme as regras do grupo ou do professor.
  • Cada jogador organiza suas peças de um jeito que ninguém consiga ver.
  • Começa o jogo quem tem a "carroça" de seis. Se ninguém tiver será o gabão de 5, 4, 3 e assim sucessivamente até que alguém tenha. Se ainda assim ninguém tiver, soma as pedras e dá início ao jogo com o maior número.
  • O jogador seguinte procura em suas peças uma que tem a mesma quantidade da peça jogada pelo jogador anterior. E para encontrar a peça equivalente a que o jogador anterior jogou, será necessário que o jogador seguinte, some ou subtraia os números para conseguir o resultado desejado. E assim o jogo procede.
  • Se não tiver e houver pedras a comprar, compra uma, se servir joga, senão, passa a vez (caso não tenha para comprar também).
  • Ganha o jogo quem acabar as peças primeiro ou quem ficou com a peça de menor valor.


MATERIAL DIDÁTICO
        Este material é de fácil manuseio e pode ser confeccionado em casa ou na escola pelos próprios alunos. Para isso é necessário os seguintes materiais listados abaixo:
  • Folhas A4;
  • Caneta ou lápis;
  • Caixa de papelão;
  • Coleção;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Régua.
AVALIAÇÃO
        A avaliação será feita em duas etapas: na primeira etapa será de forma diagnóstica, processual e contínua levando em conta a participação e desempenho dos alunos durante a realização do jogo. Ou seja, nessa primeira etapa, é a análise do professor sobre o grupo. E na segunda etapa, o professor solicitará que os alunos elaborem um jogo que não seja o mesmo utilizado em sala, e assim, construam de acordo com a criatividade e especificidades do grupo atendendo as expectativas da disciplina. Nessa segunda etapa, os alunos, no grupo, serão os próprios avaliadores de seus trabalhos. Permitindo-se refletirem sobre suas inquietações e dificuldades durante todo o processo.

PASSO A PASSO

1° passo: Confeccionando o dominó matemático.
Colar a folha no papelão.


2° passo: Colorir as folhas e traçar uma linha ao meio para formar o dominó.



3º passo: Enumerar os dominós. Em um lado, coloca pequenas operações matemáticas e no outro apenas um número.


4º passo: Jogo construído. Pronto para os alunos aprenderem a matemática de forma lúdica.



REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental).  Brasília: MEC/SEF, 1997, 142 p.

Disponível em: <Dominó, a brincadeira da matemática>. LivrEsportes - Hortolândia/SP. Acesso em 24 de mai de 2015.

Disponível em: <Vários tipos jogos de matemática>. Colorindodesenhos.Wordpress.com. Acesso em 24 de mai de 2015.

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