O presente jogo pode ser utilizado no Ensino Fundamental I, mais especificamente numa turma de 4° ano. Os alunos dessa série apresentam a idade entre nove e dez anos. A aula terá o seguinte tema “Aprendendo a somar e subtrair com o jogo Feche a caixa”.
APRESENTAÇÃO
Tendo em vista a dificuldade que há por parte dos professores no ensino da matemática, percebe-se a importância do uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), no intuito de tornar as aulas mais atrativas.
Observa-se que nos processos de ensino envolvendo jogos acrescentam-se mais benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, pois o uso dos jogos, quando aplicados de maneira significativa, difere-se dos métodos tradicionais e conservadores nos quais se prioriza a aprendizagem de forma mecânica. Além disso, os educandos sentem-se estimulados a resolver problemas que os jogos propõem, ressaltando a importância destes.
Para tanto, fez-se uma pesquisa de um jogo on-line que pode ser usado como ferramenta lúdica para o ensino de matemática. O site em que foi encontrado o jogo, no qual nos debruçaremos foi o “Nova Escola”.
OBJETIVOS
- Proporcionar que os alunos aprendam as operações de soma e subtração a partir de um jogo on line;
- Propor novas linguagens em um contexto matemático;
- Desenvolver uma prática de ensino lúdico;
- Oportunizar aos alunos a interação com os seus pares na resolução de problemas matemáticos.
CONTEÚDOS
Os conteúdos trabalhados nessa proposta são as operações de soma e subtração, seguindo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sendo assim, esse trabalho que segue uma perspectiva de trabalhar a soma e a subtração numa perspectiva integrada é norteado pelos PCNs (1997, p. 69), logo que esse documento afirma que “A justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas”.
METODOLOGIA DA ATIVIDADE
No jogo “Feche a caixa” o aluno é estimulado prioritariamente a somar e secundariamente a subtrair. O jogo funciona da seguinte forma:
O jogo pode ser jogado por até três pessoas, inicialmente os jogadores cadastram seus nomes. Cada jogador inicia o jogo com 45 vidas.
Há nove peças que vão do número um ao número nove. O computador aleatoriamente joga dois dados, então o aluno tem que verificar a soma dos dois dados e olhar para as peças, no intuito de ver qual combinação de peças dará o mesmo valor da soma dos dados. Quando ele faz a soma dos dados, ele baixa a(s) peça(s) correspondente(s) da soma.
Uma regra importante, quando o jogador consegue baixar as peças de número 9, 8 e 7 aparece a seguinte sentença “Deseja usar os dois dados?”. Essa escolha fica a critério do jogador, se vai usar um ou dois dados.
Quando o jogador não tem as peças correspondentes à soma dos dados, aparece a opção de desistir do jogo e dar vez ao próximo jogador. Ao clicar no botão de desistir aparece uma caixa com o seguinte enunciado “Calcule quantos pontos você perdeu”. De forma que o aluno tem que fazer a soma das peças que ele não conseguiu baixar no tabuleiro e posteriormente digitar no espaço apropriado, caso o aluno erre a soma dos valores das peças o sistema identificará o erro e solicitará a resposta correta.
Logo em seguida aparece a seguinte questão “Agora, calcule com quantos pontos você vai ficar”. Nessa pergunta o aluno subtrai o valor das vidas que ele possui (que inicialmente eram 45 vidas, mas que a cada rodada vai diminuindo) pelas peças que ele não conseguiu usar. Caso o aluno erre a subtração solicitada pelo jogo, o sistema identificará o erro e solicitará a resposta correta.
De modo que o vencedor será o que conseguir utilizar (ou baixar) o maior número de peças e consequentemente perder menos vidas.
O professor deverá apresentar aos alunos as regras do jogo e qual seu objetivo, após essa explicação ele autorizará os alunos a começarem a jogar. Durante a aula o professor deverá problematizar e orientar os alunos nas possíveis dúvidas que venha a surgir.
Por fim, o professor proporá que os alunos façam uma pesquisa de outros jogos on-line que possam ser usados no ensino das próximas aulas de matemática. Como por exemplo, jogos que auxiliem no ensino da multiplicação e divisão, já que o jogo “Feche a caixa” se limita ao ensino da soma e subtração.
MATERIAL DIDÁTICO
- Computadores;
- Internet.
Solicitar que os componentes do trio se reúnam e discutam as seguintes questões:
- O que sabemos e o que precisamos aprender sobre as operações da adição e subtração?
- Quais as nossas principais dificuldades?
- Como podemos melhorar o nosso desempenho nessas operações?
PASSO A PASSO
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: MEC/SEF, 1997, 142 p.
Nova escola. Feche a caixa. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml>. Acesso: 24 maio 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: MEC/SEF, 1997, 142 p.
Nova escola. Feche a caixa. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml>. Acesso: 24 maio 2015.
3eu quero jogarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
ResponderExcluirnykolas
ResponderExcluirEu tanbemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
ResponderExcluir