NOSSA PROPOSTA...

         

          O blog “Jogos Matemáticos em Educação” foi criado por estudantes do curso de Pedagogia da UFRN no período de 2015.1, durante a disciplina de Tecnologia e Educação, ministrada pelo professor João Tadeu Weck. Nosso objetivo é propor aos pedagogos e interessados, sugestões de jogos para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), como forma de proporcionar aos alunos momentos ricos de aprendizagem, por meio de situações em que estes possam se desenvolver de forma ativa, crítica, reflexiva e autônoma. 
        No blog, são apresentadas cinco sugestões de jogos matemáticos, sendo uma proposta de jogo on-line, a ser realizado na sala de informática e as outras quatro de jogos práticos, confeccionados com materiais recicláveis que podem ser executados na sala de aula regular, pátio ou na quadra de esportes da escola. Os jogos estão organizados da seguinte forma:


NOME

ANO DE ENSINO

TIPO DE JOGO
Boliche matemático
1º ano
Jogo prático, confeccionado com materiais recicláveis.
Dominó matemático
3º ano
Jogo prático, confeccionado com materiais recicláveis.
Corrida matemática
1º ao 5º ano
Jogo prático, confeccionado com materiais recicláveis.
Calculando com varetas
4º ano
Jogo prático, confeccionado com materiais recicláveis.
Feche a caixa
4º ano
Jogo on-line, publicado na internet.
          
           É importante considerar que o cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos nesse ambiente, são fatores importantes que devem ser levados em consideração no escolha e uso TICs em sala de aula. Nessa perspectiva, pode-se pensar nos jogos como sendo uma ferramenta didática que contempla não apenas a face do aprendizado escolar, mas também amplia o desenvolvimento motor, raciocínio lógico, criatividade, senso cooperativo e estimula a socialização da criança.

3 comentários: